sexta-feira, 3 de abril de 2015

Tudo sobre o American Pitbull Terrier

Temperamento do Pitbull:
O American Pit Bull Terrier é um cão extremamente forte, autoconfiante e tem muita alegria de viver. A raça gosta de agradar e é cheia de entusiasmo. É um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pelo fato de a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães. A agilidade da raça torna-o um dos mais capazes escaladores.O American Pit Bull Terrier não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável(A RAÇA SÓ É AGRESSIVA COM OUTRAS PESSOAS SE NÃO FOR SOCIALIZADA CORRETAMENTE).É um cão inteligente, fiel ao dono e dócil com humanos.Para adquirir um exemplar desta raça, o novo dono deve saber de início que por ser um cão atleta nato, necessita de bastante exercício, devendo ser treinado e socializado com outros cães desde filhote.Quando confinado em um espaço muito pequeno nasce a depressão de isolamento que pode gerar problemas no comportamento do cão.O temperamento de qualquer cão divide-se em dois tópicos, o instinto que é a aptidão do cão para algumas funções como caçar, pastoreio, guarda, etc e o comportamento que são as atitudes de personalidade dele que são adquiridas no meio onde ele vive. Portanto deve-se saber que o Pit Bull tem o instinto para atividades de resistência física (esportes por ex.), usado erroneamente por pessoas cruéis naquela época em rinhas; e caça de pequenos animais, herdados de seus ancestrais terriers. Muitas vezes a culpa de um cão ficar agressivo é do próprio dono que não sabe lidar com o animal, o ser vivo que convive com ele dentro de casa. Assim, quem leva um pit bull para apartamento, já deve se preparar para incluir pelo menos 1 hora diária de passeios com exercícios. Hoje o Pit Bull pode se adaptar a qualquer atividade sadia que não seja a rinha, como por exemplo os esportes radicais, provas de trabalho com tração, Agility e até as exposições de beleza.

No teste americano de temperamento da "The American Temperament Society " (atts.org) mostra que Pit Bulls constantemente marcam pontos acima da média de todas as raças ao longo dos anos,em termos de temperamento,ou seja,tem um temperamento muito equilibrado. Em dezembro de 2007, os American Pit Bull Terriers tiveram uma taxa de aprovação de 84,3 % em comparação a outras raças que alcançaram 81,6 %.

Coloração das narinas:
Black nose
(narinas pretas) Encontrado comumente;
 Red nose
(narinas vermelhas) Encontrado mais comumente, sendo esta a coloração mais popular da raça no Brasil.
Blue nose
(narinas azuis) Encontrado pouco comumente. Trata-se de narinas de cor cinza;
Há também o Blue Fawn, Lilac Fawn e o Silver Fawn, derivados do Blue Nose.
Observação: Cães com narinas despigmentadas ou parcialmente despigmentadas são desqualificados.
Cores:
Cores de pelagem : Várias cores são aceitas, desde o chocolate, branco, preto, até as variações de tigrado, azul, dourado, lilás(lilac), com exceção da cor Merle.
Observação: Cães com albinismo são desqualificados.

Peso e altura

A proporção correta entre peso e altura é mais importante. Mas é preferível de 45 a 55 cm na altura da cernelha (sendo as fêmeas mais baixas do que os machos); e peso de 15 a 28 Kg para machos adultos e de 13 a 25 kg para fêmeas adultas.[de acordo com o padrão UKC] 
História da raça

O American Pit Bull Terrier foi uma raça desenvolvida no começo do século XIX na Europa pelos ingleses. Na Inglaterra os Antigos Bulldogs (Old English Bulldog) eram usados em "esportes sangrentos", como o Bull-baiting, onde um touro era preso por uma corrente e dois ou mais cães eram soltos sobre ele, isso acontecia também com ursos e outros animais.
Em 1898 o United Kennel Club (UKC) reconheceu o primeiro exemplar da raça, já com o nome de American Pit Bull Terrier, e em 1909 foi fundado nos Estados Unidos a ADBA(American Dog Breeders Association), uma associação exclusiva de criadores de cães raça American Pit Bull Terrier.Bull-and-Terrier foi levado, pelos imigrantes ingleses e irlandeses, por volta do ano 1870, para os Estados Unidos, onde a raça começou a ser desenvolvida com mais intensidade, se tornou extremamente popular e amada e passou a ser chamada de Pit Bull Terrier.Em 1835, com a proibição do Bull-baiting (luta entre cães e touros) começaram a usar os Bulldogs na briga entre cães. Notaram que neste tipo de combate o Antigo Bulldog carecia de mais agilidade. Então cruzaram o Antigo Bulldog Inglês com os já extintos Terriers de tipo atlético (possivelmente o White English Terrier, Terriers rateiros, o Blue paul Terrier, etc), o que combinava agilidade e força física, daí surgiu o Bull-and-Terrier (Half-and-Half), selecionado por sua tenacidade e habilidade de combate.
Atualmente, na medida do possível, tenta-se manter o American Pit Bull Terrier no formato original com o incomparável e exclusivoGameness, que é uma das principais características da raça, seguido de força muscular, agilidade e resistência. Sua força é desenvolvida tanto para deslocamentos horizontais como corridas, quanto verticais como saltos e escaladas em árvores. Possui grande resistência orgânica e raramente fica doente. É capaz de correr durante muito tempo sem se cansar e é tão determinado que quando tem uma tarefa a cumprir raramente desiste.
Atenção: a rinha é classificada como Crime de crueldade aos animais (art. 32 da Lei 9.605/98) com pena de 3 meses a 1 ano de detenção e multa.
Mencione as palavras “Pit Bull”, e um intenso debate é quase inevitável. Reprodução sem escrúpulos por cidadãos sem princípios, relatos negativos sensacionalistas (e geralmente falsos) da mídia, e antigos mitos em torno desses tipos de cães levaram a sua difamação. Alguma pessoas, em resposta a percepções equivocadas sobre a raça, acreditam que todos os Pit Bulls devem ser temidos e promovem o banimento dessa raça. Mas existem muitos defensores dos Pit Bulls, profundamente dedicados a proteger esses cães, pois conhecem a verdade e sabem que os Pit Bulls não merecem tal castigo provocado por erros humanos.
Outras raças de cães já passaram pelo mesmo processo e provavelmente outras virão para substituir o Pit Bull. Parece ser um ciclo sem fim, mas que pode ser interrompido através do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário