quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Descubra se os morcegos têm dificuldades de enxergar e saiba curiosidades sobre o animal

FONTE: REVISTA MEU PET
A maioria dos morcegos enxerga bem. Mas, como vivem à noite e dormem em ambientes bem escuros como cavernas,confiam muito em seu sexto sentido,a ecolocalização, que os ajuda a se situarem em locais com pouca claridade, daí o mito de serem cegos. Esse fenômeno corresponde à reflexão dos sons de alta frequência que são emitidos pelo seu bater de asas. “Eles são refletidos por superfícies do ambiente,indicando a distância e a direção do obstáculo. No escuro,os morcegos utilizam a ecolocalização não só para caçar quando precisam, mas também para localizar seus parceiros e filhotes”, explica a bióloga Valéria França, do Zooparque Itatiba (SP).
Mas não se engane ao pensar que esses animas se situam bem somente à noite: na claridade osmamíferos voadores também possuem excelente visão. “A maioria dos morcegos enxerga em preto e branco, mas consegue diferenciar várias tonalidades e mudanças na luminosidade”,afirma a especialista Valéria. “Algumas espécies frugívoras (que se alimentam de frutas) podem perceber as cores e utilizam a visão associada ao olfato para encontrar seu alimento”, aponta.

VISÃO DE OURO
Outro ponto forte da visão dos morcegos é a capacidade de enxergar a luz ultravioleta (UV), invisível para os humanos. A afirmação foi comprovada por estudos realizados pela Universidade de Oldenburg,na Alemanha. Em análises dos olhos de algumas espécies,foi indicada a presença de células que agem como fotorreceptores,ou seja, reconhecem a luz que chega à retina (inclusive as ondas ultravioleta) e as transformam em informação para o cérebro.

Biólogos da City University London, na Inglaterra, comprovaram que cães e gatos são capazes de enxergar a luz ultravioleta. O vencedor da distinção de cores é o camarão mantis, que, além da UV, é capaz de reconhece ra luz infravermelha e até 12 cores primárias(quatro vezes mais que os humanos).Assim como os morcegos, a coruja é mais uma fera na visão noturna – no escuro, ela é capaz dever uma presa em uma distância de até 80 m. A visão do falcão e a da águia-de-asa-redonda são de causar inveja aos míopes: o primeiro é capaz de focalizar presas pequenas a 1.500 m de altitude e a segunda, a 5 mil metros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário